Como criar títulos atraentes

04 técnicas com exemplos para aumentar suas visualizações

Números, pontos e palavras de impacto fazem toda diferença nos títulos para aumentar o tráfego do seu conteúdo. 

Vamos refletir sobre algo: vale à pena gastar horas e horas do seu dia ou até semanas preparando um conteúdo legal para o seu negócio, mas ele não ter um bom número de visualizações? Sabemos como é frustrante gastar tanto nossas energias nisso e ao final de tudo não alcançar o número mínimo de pessoas que esperávamos.  

Mas temos uma boa notícia: isso pode mudar quando você entender a importância de um bom título e começar a gastar mais tempo pensando como fazê-lo e definindo estratégias para deixá-lo muito atraente. Pode parecer bobagem dedicar tempo nisso, mas muitas pessoas não leem o restante de um conteúdo se o título não chamar sua atenção. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas para quem deseja melhorar seus títulos. Seja para artigos, assunto no e-mail, vídeos ou até mesmo posts em redes sociais. Isso mesmo: posts em redes sociais também podem (e devem) ter títulos. Continue lendo para começar a ter mais visualizações nos seus conteúdos. 

1. Uso de pontuação nos títulos  

Uma das técnicas muito usadas para quem já entende o comportamento do seu público na internet é o uso de hífen, dois pontos e até interrogação nos títulos. Este último é mais usados para redes sociais. 

O seu público nas mídias sociais, muitas vezes age como em uma conversa: você pergunta algo direcionado para ele, então ele vai “olhar” para você, esperando a resposta. Por isso, quando usamos ponto de interrogação em publicações ou até mesmo dois pontos, isso desperta curiosidade em continuar conferindo o conteúdo. 

Compare o exemplo abaixo e tire suas próprias conclusões de qual é mais atraente:  

  – Dicas para te ajudar a vender mais 

– Que tal algumas dicas para te ajudar a vender mais? 

Assim você instiga o seu leitor a continuar acompanhando aquilo para ver a resposta. Da mesma forma, em blogs e vídeos, o uso de dois pontos também garante um bom resultado e ainda pode vir acompanhado de uma breve resposta com impacto. Confira o exemplo:  

– Como vender mais: 05 dicas práticas para alavancar seus resultados 

Segundo uma pesquisa do Content Marketing Institute, o uso de hífen ou dois pontos no título eleva a taxa de cliques (CTR) em 9% comparado aos que não tinham. Aproveitando o exemplo acima, já vamos para a segunda dica: 

2. Se possível, traga números 

Títulos com números vão gerar mais confiança para o seu leitor. Podem ser números para comprovar dados estatísticos ou para dizer a “quantidade” de conteúdo que vai ter no corpo do texto, por exemplo. Mas você só deve usá-los quando se aplicar ao seu conteúdo.  

Exemplo de título com dados: 

– Apenas 5% dos brasileiros conhecem essa técnica de Marketing 

Exemplo de título com quantidade: 

– 04 Dicas de Marketing para Pequenos Negócios

3. Faça títulos com um tom mais pessoal nas palavras 

Nas redes sociais, as pessoas tendem a agir de acordo com aquilo que você indica para elas. Quando usamos isso de forma mais próxima e informal, o resultado é ainda melhor. Então, refira-se diretamente a quem está lendo.  

Use palavras como “você” e “seu/sua” para chamar atenção. Principalmente para artigos, essa dica pode garantir um número de tráfegos maior para o site. 

4. Mostre benefícios  

Quanto mais você demonstrar que a pessoa vai ter vantagens ao conferir o conteúdo, mais pessoas irão se interessar pelo conteúdo. Ou seja, um título que mostra-se útil e que demonstra qualidade e exclusividade, chama muito mais atenção do que um que pareça ter um conteúdo “básico”.  

Pense que o seu leitor precisa ser convencido a ver teu texto ou vídeo naquele momento, faça-o entender que ele não pode perder ou deixar para depois.  

Ou seja, demonstre ao seu leitor que se ele deixar de ver isso vai perder a oportunidade de aprender agora sobre aquele determinado assunto. Sendo que, quanto antes ele souber do que você tem a oferecer para ele, muito antes ele vai ter uma mudança de mente ou de vida.  

Resumindo, seja diferente e claro!  

Em suma, entendemos que criar um título não deve ser um processo único, mas sim se apropriar de conjunto de palavras claras, mas diferente do que a pessoa já viu. Parece difícil, mas não é. Basta apenas praticar.  

Estamos programados para dar mais atenção para coisas novas, diferentes e que sejam específicas. Então, use isso a seu favor e faça títulos criativos e atraentes a partir de agora!  

Quer receber mais dicas e conteúdos para atrair mais a atenção do seu público nas mídias sociais? Então acompanhe nossas plataformas online e fique por dentro dos próximos artigos e conteúdos: