
Jamais se conforme com aquilo que você já conquistou e busque sempre ser o melhor naquilo que se propôs a fazer como missão de negócio.
Empreender é uma tarefa cheia de desafios e muito (mas muito mesmo) gratificante, quando se está no caminho certo. Mesmo em momentos difíceis, a gente sabe para onde vai e onde quer chegar. O mais legal, é que às vezes só precisamos fazer algumas coisas (até que simples) para ALAVANCAR NOSSOS RESULTADOS.
Portanto, se você está aqui, é porque quer crescer e fazer a diferença mesmo nestes dias de crise. Então, seja você o dono de um negócio; ou alguém que deseja começar agora, com certeza estas dicas vão te ajudar:
1. INOVE
Quando a crise chega, um dos primeiros sentimentos é a incerteza, o medo do que está por vir. Mas, preciso te lembrar que SEMPRE EXISTE UMA OPORTUNIDADE. O que você precisa, é encontrar algo para se destacar, para ser diferente da maioria dos empresários do seu nicho.
A nossa maior ferramenta de argumentação, que conquista muitas empresas, é o plano personalizado. Geralmente, as pessoas passam propostas prontas: “3 publicações nas redes sociais por semana é R$ 600 por mês”.
Já aqui, não temos NENHUM pacote pronto. Antes de fazer qualquer orçamento, analisamos e estudamos sobre a empresa, concorrentes e público-alvo. Com isso, conseguimos passar uma proposta de acordo com o que vai dar resultado para o cliente.
Além, é claro, de várias outras estratégias que usamos para realmente DEMONSTRAR nossa visão e característica de empresa EXCLUSIVA. Vai dizer, muito bom né?
2. MOSTRE SUA PAIXÃO
Outro grande ponto é a paixão por algo específico que você faz dentro da sua empresa. Não somente o seu nicho, mas o que você leva como um propósito e missão. Responda a si mesmo: por que eu comecei esta empresa (ou quero começar)?
Se a resposta for: não sei! Lamento, mas você precisará encontrar um propósito antes de tudo. Se não, é impossível dar certo. Você pode até ganhar dinheiro, mas será uma pessoa frustrada.
Mas, se você sabe dizer ao certo, como por exemplo aqui a GROWnd que nossa maior MISSÃO é ajudar empresas a crescer MUITO na internet, então agora fale isso ao seu cliente. Não tenha medo de expor aquilo que você faz com tanto orgulho e dedicação.
Geralmente o que fazemos com amor, somos MUITO bons, estamos sempre aprendendo e melhorando. Então, use isso a seu favor. Não de forma arrogante, mas sincera e MUITO ÚNICA. Seu cliente vai saber que isso é verdade, pelo resultado que você entrega.
Vou dar um exemplo: quando eu vou preparar os orçamentos (qualquer que seja), eu já envio várias ideias e dias para resolver o problema do cliente. Mesmo que ele não feche comigo, ele já tem o “caminho” para chegar onde ele precisa, pelo menos em um primeiro momento.
Ou seja, não tenho medo de mostrar que eu QUERO ajudar ele. E faço isso independentemente do retorno financeiro. Sabe o que acontece? Geralmente, eles sentem a sinceridade e verdade nisso.
Esse é um dos principais motivos do nosso crescimento tão rápido!
Leia também → Marketing de Conteúdo: Ideias para redes sociais de empresas
3. TENTE, TENTE E TENTE
Outra grande questão é: não desista da sua paixão. Depois de pensar em algo inovador e se dedicar com paixão ao propósito do seu negócio, agora é só tentar várias estratégias diferentes.
Talvez uma coisa não dê muito certo no início, mas não desista sem antes tentar ao menos umas 10x de formas diferentes a mesma coisa. Vou exemplificar:
Quando começamos, entregávamos uma proposta em slides para todos os clientes. E para “explicar” tudo que tinha lá, fazíamos uma reunião online.
No entanto, começamos a sentir que alguns clientes se “incomodavam” com isso. Geralmente porque precisavam de respostas rápidas ou pelo menos a media de valor de uma forma mais “simples”.
Começamos a mudar uma coisa assim, outra ali. Aí não dava certo com alguns e com outros sim. Até que hoje fazemos de acordo com a conversa inicial do cliente. Se ele quer uma “noção” apenas, aí enviamos algo mais simples. E ainda estamos em constante mudança. Isso muda de cliente para cliente e nós estamos ADEPTOS a isso!
Tentar coisas diferentes sempre vale à pena!

4. FAÇA MAIS DE UMA COISA
Olha, este ponto é bem importante deixar claro desde o início: mais de uma coisa na sua área se você está começando. Eu sou uma APAIXONADA por empreendedorismo, então acho que quanto mais a gente faz, mais temos possibilidades e chances.
Por isso, além de tentar várias vezes, porque não tentar várias coisas também? Simultaneamente, inclusive. Provavelmente uma delas (ou até todas) podem dar certo.
Vamos de exemplo?
Amo trazer estes exemplos do nosso negócio ou clientes, porque assim sei que vocês ACREDITAM que é possível. Porque é!
Bom, aqui nós começamos só no estilo “agência” mesmo. Por mais que este termo nunca fez parte da nossa empresa, nós atendíamos Pessoas Jurídicas, cuidávamos das redes sociais e era isso.
Em menos de 3 meses depois, começamos a sentir a necessidade de oferecer consultorias. Afinal, muitos clientes AMAVAM nossa proposta, mas não tinham como investir mensalmente um valor significativo.
Então, apresentamos uma solução à eles: consultorias online. E no começo não foi muito sucesso. Mas depois de TENTAR, TENTAR E TENTAR, adivinha só? Temos clientes fixos só de consultoria.
Também começamos a perceber que muitas pessoas tinham interesse em aprender conosco. Coisas extras sobre empreendedorismo, vendas, etc. Foi aí que começamos o Marketing de Conteúdo nas redes sociais e no YouTube.
Além deste blog que é um grande projeto que tem como missão levar muita informação para quem nos acompanha. Por isso, inclusive, que você deve se inscrever na nossa lista de e-mails. Vale muito a pena!
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Bom, acho que por hoje consegui deixar o recado para você: EMPREENDA COM CRISE OU SEM CRISE! Pessoas precisam de você acreditando em seu propósito. Isso muda histórias!
E vou te contar: vale muito à pena colocar TODOS estes passos em prática. Por aqui temos RESULTADOS INCRÍVEIS em menos de 5 meses de GROWnd.
Boa sorte, empreendedor. E conte conosco para qualquer dúvida que tiver nesta jornada de crescimento mesmo em dias difíceis.
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