marketing digital grownd 01

Um conceito que vem crescendo muito e garante resultados incríveis quando usado na maneira correta. 

Um conceito que está crescendo cada dia mais e promete ser o gerador de grandes resultados para empresas. Este é o Marketing Digital. E, com certeza, se você entender como ele funciona, poderá aplicar as melhores estratégias digitais para o seu negócio.  

Antes de tudo, precisamos entender que não se trata de uma atividade específica: campanhas publicitárias; ou design; ou uma boa redação. Mas sim, MUITAS coisas juntas, compostas por estratégias que visam o lucro de uma empresa usando ferramentas e plataformas digitais.  

Portanto, mais do que produzir, o Marketing Digital é PENSAR e ESTUDAR!  

Por isso, aqui neste artigo vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia que faz total diferença dentro de uma corporação. Mas preciso deixar claro que tudo dependerá da sua consistência e busca constante por aprender e praticar até chegar ao resultado esperado.  

O que é?  

Conhecido há muitos anos, o marketing conquistou muita força nas últimas duas décadas. Antes, focado principalmente em produtos e preço (promoções, ofertas, descontos, etc.), agora vai muito além: está ligado a experiência e soluções voltadas para as necessidades do consumidor. 

Portanto, as estratégias são focadas, principalmente, em entender como o público-alvo (pessoas com características e comportamentos em comum) vai engajar com as mídias sociais da marca. Isso é resultado de uma “preocupação” em expandir a visualização de uma empresa na internet, usando blogs, sites, plataformas de busca, e-mail, redes sociais e outras ferramentas.  

Em suma, o Marketing Digital é um processo social (conforme apresenta Philip Kotler – o pai do Marketing) que influencia pessoas na hora de comprar produtos ou serviços. 

Por que usar?  

Com certeza você já percebeu que cada vez mais as pessoas estão conectadas. E não digo aqui só criando contas nas redes sociais ou instalando aplicativos no celular. Mas sim usando estes meios para conversar, reclamar, comemorar e comprar. Este último ainda mais nos últimos meses.  

Segundo dados da empresa ACI Worldwide, as vendas pela internet saltaram 209% no mundo todo durante o mês de abril de 2020. A comparação foi com o mesmo mês no mês de 2019. Motivo, claro, do isolamento social, mas graças (é claro! De novo) da expansão da internet.  

E quem você acha que “mais se deu bem” nessa? As empresas que investiram em marketing, com certeza! 

Portanto, precisamos lembrar que com métricas bem posicionadas, podemos alcançar um número MUITO GRANDE de pessoas em pouco tempo. Ou seja, o resultado é perpétuo, você só precisa ir adaptando suas estratégias conforme as coisas vão mudando.  

Como funciona?  

Assim como reforçamos anteriormente, o Marketing Digital funciona de diversas formas. Não só uma, mas várias ferramentas, estratégias e conceitos que usamos para ter um ÓTIMO RESULTADO. E isso tem a ver, também, com o que vai “dar certo” para o nosso negócio.  

Portanto, temos uma infinidade de possibilidades para aplicar as estratégias de marketing na nossa empresa. O que precisamos entender é que assim como nós estamos buscando aplicar estas estratégias outras empresas também. Por isso, algo que anda de mãos dadas com o Marketing é vendas.  

→ Leia também: Marketing e Vendas andam juntos: entenda isso e mude sua estratégia

Ter em mente que aliar as estratégias de ambos nos ajudará (e muito) a entender o público e buscar soluções para suas dores. Depois de entender o que seu cliente procura, é importante encontrar meios para se destacar e chegar ao nível de reconhecimento pelos seus clientes.  

Em vendas fala-se muito sobre preço vs valor: o primeiro não importa quando o segundo É MUITO VALIOSO. Portanto, se aplicar isso desde a prospecção de um cliente, com o Marketing, nós aceleramos um longo processo e adiantamos a “conquista” ali no digital já.  

Ou seja, em linhas breves: com uma boa propaganda e buscando melhorar a cada dia o relacionamento com seu público, você agrega valor aos serviços e produtos que oferece. Assim, você vende muito mais, para várias pessoas ao mesmo tempo. Mas você vende, antes de tudo, uma ideia.  

O marketing funciona como uma conquista: você chega aos pouquinhos; vai falando sobre sua marca; seus benefícios; como você pode ajudar as pessoas; quais seus interesses; depois busca um relacionamento sério e duradouro.  

Quero destacar algo muito legal aqui: muitas empresas estão perdendo oportunidades porque não AGREGAM valor antes de oferecer o seu serviço/produto. Já ouviu a frase “A pressa é inimiga da perfeição”, pois saiba que no marketing ela se aplica bem.  

Tenha um bom PLANEJAMENTO e uma rotina de PRODUÇÃO antes de “apelar” para as vendas. Isso tem resultado em crescimento aqui na nossa empresa e com nossos clientes. Portanto, comece hoje a colocar em prática as métricas básicas do marketing.  

Quer saber o que é isso? Confira a seguir:  

Mix de Marketing 

A importância em valorizar as pessoas como parte da estratégia de marketing, tem a ver, diretamente, em como você vai se programar para “conquistar” estas pessoas. Por isso, juntando processos e pessoas, temos uma espécie de PASSO-A-PASSO para fazer as coisas acontecerem. 

via GIPHY

1. Pesquisa 

Primeira coisa é fazer um levantamento de informações sobre o mercado, tendências, público-alvo e concorrência. Essa é a parte fundamental para toda, e qualquer, estratégia de Marketing ter um bom resultado.  

2. Planejamento 

Depois de saber o que as pessoas “esperam” ou precisam da sua marca, você vai definir um PROCESSO de como as coisas acontecerão por aí. Não é somente ir publicando posts e fazendo campanhas, ok? 

Você vai definir objetivos com cada campanha, ferramentas necessárias (e possíveis) para fazer as coisas acontecerem, plataformas que serão utilizadas, investimento inicial, identidade visual, cronograma e como serão mensurados os resultados finais.  

3. Produção 

Agora é a hora da MÃO NA MASSA. Com as informações na mão e um BOM PLANEJAMENTO, você começará a criar os conteúdos e materiais que serão publicados. A dica aqui é pensar como as artes e textos conversarão entre si. 

Seja você ou uma equipe que produza estes conteúdos, busque deixar tudo alinhado. Lembre-se que as pessoas precisam enxergar a sua marca em todo material que estiver rodando por aí. Além disso, precisamos estar atentos a quantidade de texto nas imagens; dinâmica dos artigos no blog; espaçamento nos textos da legenda; clareza nas palavras; e muitas outras coisas.  

Dicas para publicações no Instagram: 

4. Publicação 

Pode parecer óbvio, mas agora é só publicar o que você fez. Claro que aguardando a data que você havia previsto e determinado no cronograma. Mas é só agendar ou publicar no dia e horário.  

5. Promoção 

Em caso de campanhas pagas (recomendado para resultados mais rápidos e eficientes), você vai fazer um direcionamento detalhado para sua segmentação. Isso tem a ver com a sua pesquisa inicial: definir público-alvo, objetivos da campanha, etc. 

Podemos patrocinar nossos posts no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo. Mas o indicado é conhecer muito bem a plataforma antes de iniciar a promoção, para não perder dinheiro.  

6. Propagação 

Aqui é algo muito peculiar, que não temos como prever exatamente quando e nem se vai acontecer. Mas, podemos nos preparar para que essa fase (uma hora) chegue.  

Na internet, quando um conteúdo viraliza, conquistamos um alcance orgânico MUITO RÁPIDO, em pouco tempo. Mesmo que não exista uma fórmula para isso, precisamos promover nossos conteúdos e BUSCAR INCANSÁVELMENTE para que isso aconteça. 

7. Personalização 

Este é o ponto em que o conteúdo fica mais próximo do seu lead. Ou seja, depois que a pessoa interagiu nas suas publicações e demonstrou interesse em saber mais ou acompanhar mais sobre a sua marca, aproveite para ter conversas mais “pessoais”.  

Ferramentas como e-mail marketing ou stories têm gerado um resultado legal nesta etapa. Busque responder perguntas de cada um ou produzir conteúdos personalizados para eles. Faça-o sentir especial e exclusivo. Como falamos antes, aqui é a hora de demonstrar o interesse nele, especificamente. 

8. Precisão 

Chegamos ao final do processo (mas não do trabalho). Com uma análise dos resultados obtidos, vamos ajustando nossas estratégias de acordo com o que deu certo ou não. Ou seja, mensuramos as metas que traçamos e o que foi assertivo.  

Os pontos que não deram certo não podem ser descartados totalmente. Inclusive, aqui está um grande erro de muitas empresas que não ALCANÇAM grandes resultados. É importante entender que o marketing digital é isso: ações aprimoradas avançam para alta performance das estratégias.  

Portanto, busque analisar o porquê as métricas falharam e como pode ser melhorada para as próximas campanhas.  

Na prática 

Agora que você entende como funciona essa estratégia que tanto faz sucesso (ou não, quando usada da maneira errada), chegou a hora de praticar. Inclusive, você pode saber e conhecer as melhores TÁTICAS e ter ideias perfeitas, sem praticar não adianta de nada.  

Por isso, pratique muito e busque FAZER ACONTECER, mesmo que pareça não ser do jeito certo. Afinal, não existe UM jeito certo, mas sim a melhor forma dentro do seu negócio. Busque essa diferença entre você e seus concorrentes, pesquise muito e continue aplicando tudo que temos falado por aqui e nas nossas redes sociais.