google ads grownd

Se você tem um negócio e quer ter resultados pela internet, com certeza, já se perguntou como fazer o seu site aparecer na primeira página do Google; ter bons resultados e muitas ligações de clientes interessados no seu negócio. No entanto, o que mais nos preocupa é o investimento. O valor necessário para ter retorno e em quanto tempo esse retorno vem.  

Na verdade, já adianto que não existe uma resposta EXATA para estas perguntas. Afinal, no Marketing Digital nunca podemos prever o resultado. O que podemos fazer é trabalhar constantemente em boas estratégias que logo darão O MELHOR resultado para o nosso negócio, certo?  

É importante você entender isso antes de continuar, porque assim vai seguir a linha de raciocínio e a finalidade deste artigo. 

Agora que você entendeu que não existe fórmula mágica, mas sim maneiras de se PLANEJAR, vem comigo! 

via GIPHY

O que é Google Ads 

Antes de tudo, de forma bem objetiva, preciso explicar O QUE É esta plataforma. Google Ads (antigo Adwords) é a plataforma onde criamos anúncios na Rede de Pesquisa, que é para ter links de destaque quando o seu possível público pesquisar sobre o seu nicho na barra do Google; e Rede de Display, para ter aquelas artes ou vídeos aparecendo durante os vídeos do YouTube e como destaque no Gmail e Play Store, por exemplo.  

Ou seja, você paga para o Google DESTACAR o seu negócio! 

Qual valor mínimo?  

Bom, na verdade a partir de R$ 5,00 ao dia você já pode fazer uma campanha na plataforma. Mas, isso não significa que você terá resultado. Aqui é que entra o jogo de estratégias que falamos anteriormente. 

Antes de definir o valor, precisamos pensar no objetivo e estudar concorrência. O objetivo vai definir como você vai “montar” a campanha, o passo a passo a seguir para segmentar muito bem o seu público e buscar alcançar as pessoas certas. Assim, você evita “perder” dinheiro. 

Estudar a concorrência vai te dar uma luz do valor mínimo para investimento. Como? Usando ferramentas de pesquisas de CPC (Custo Por Clique), que significa o valor médio que as empresas do mesmo segmento que o seu estão dispostas a pagar por cada clique nos anúncios delas. Ou seja, você precisa investir um valor igual ou melhor.  

Claro que não é tão SIMPLES assim. Na teoria é basicamente assim que acontece, mas na prática é muito mais COMPLEXO. Afinal, se fosse como falar, não teríamos profissionais estudando e se especializando na plataforma, né?  

Mas tenho boas notícias!  

Nós separamos algumas ferramentas que podem te ajudar. Também vamos dar algumas dicas práticas para te ajudar a ter ÓTIMOS RESULTADOS.  

Aproveita para inscrever-se na nossa lista de e-mails porque enviamos notificações e novidades exclusivas por lá! 

Público-alvo e objetivo 

Primeiro você precisa anotar o objetivo da sua campanha. Não é: quero vender. É algo mais detalhado. A minha dica é ser bem específico. Principalmente para quem está começando. 

Quanto mais você “fechar” as possibilidades, menos você gastará com CPC e mais alcançará as pessoas certas. Portanto, coloque regiões específicas (se for o caso do seu negócio), nome bem completo e sem margem para pesquisas amplas.  

Esse, inclusive, é um dos maiores erros: pesquisas muito amplas. Por isso, é bom escolher as palavras-chaves EXATAS de como seu público pesquisaria.  

Vamos para um exemplo:  

  • Se a sua empresa é no ramo de construção civil, como por exemplo uma construtora, nem pense em colocar: construtora, construtora Curitiba…  

O seu objetivo é investir pouco, por enquanto, então pense como seu público CERTO pesquisaria por determinado serviço. Algo tipo: Construtora especializada em construção personalizada; construtora de casas personalizadas em Curitiba, Construtora assessoria para casa personalizada, e assim vai!  

Viu a diferença? Nas segundas palavras a pessoa já sabe o que quer. A possibilidade dela realmente está interessada no serviço, é muito maior.  

Ou seja, você “gasta” com cliques de pessoas que têm potencial de compra muito grande.  

google ads compra grownd

Custo por Clique (CPC)  

Mas aí que vem a questão do investimento mínimo. Na hora de fazer a campanha, precisamos “falar” para o Google até quanto R$ estamos dispostos a pagar pelos cliques nas campanhas. É o chamado CPC, que já falamos antes.  

Essa é a hora de estudar a concorrência e ver o custo médio na plataforma. Para te ajudar com isso, temos uma SUPER INDICAÇÃO, que usamos muito aqui na empresa: NEILPATEL  

Criando uma conta grátis, você tem acesso a diversos recursos (com limite de pesquisas por dia), mas que te ajudarão MUITO no seu negócio. Vale a pena “fuçar” para conhecer melhor.  

Mas, para saber o CPC de uma palavra-chave, entre em ANALISADOR DE TRÁFEGO>PALAVRA-CHAVE, aí é só incluir a palavra e pesquisar. Em seguida, ele te entregará as seguintes informações:  

  • Volume de buscas 
  • Dificuldade de SEO (concorrência busca orgânica) 
  • Dificuldade Paga (concorrência busca paga) 
  • Custo por Clique (CPC) 

Neste caso, o CPC é o que mais nos importa para DEFINIR O VALOR ideal para investimento.  

Mas, atenção!  

Este é o valor do clique. Aí você pode definir da seguinte forma (valores para exemplificar. Não levar em consideração): 

  • Estou disposto a investir no Google Ads por mês: R$ 500,00 
  • CPC médio: R$ 2,50 
  • CPC que vou investir incialmente: R$ 2,00 
  • CPC que estou disposto a investir: até R$ 3,50 
  • Orçamento máximo diário: R$ 20,00 

Ou seja, aqui você tem um controle e gerenciamento da sua conta. Claro que, se você fizer a conta: o gasto diário passa do valor mensal. Portanto, este é o momento que entra a parte de análise diária para conferir como está performando o seu anúncio.  

→ Leia também: 04 motivos para você começar a investir em Marketing Digital hoje

Mas este é um assunto para outro artigo. Por hoje, acredito que esclareceu a sua dúvida sobre quanto investir em Google Ads. Certo?  

Se não ajudou com todas as suas dúvidas, manda uma mensagem para nós nas redes sociais. Vai ser um prazer conversar com você!