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Saber o objetivo de cada mídia social é o primeiro passo para começar a mostrar sua empresa, ou de seus clientes, na internet.  

Atualmente, com as pessoas cada vez mais tempo na internet, cada mídia social se tornou uma grande ferramenta de divulgação. Seja para um serviço, um produto, e/ou até mesmo uma pessoa, promover o nome da sua marca ou do seu cliente nunca foi algo tão fácil como é agora.  

Isso acontece porque cada vez mais as pessoas estão conectadas e se tornaram usuárias ativas de mídias sociais. Mas, antes de continuar, vale a pena explicar que MÍDIAS SOCIAIS e REDES SOCIAIS não são a mesma coisa. Em poucas linhas, entenda a diferença:  

Falando de universo online, rede social são todos aqueles sites em que posso me conectar com outras pessoas ou grupos de pessoas. Exemplos são o Facebook, Instagram, Snapchat entre outros.  

Já as mídias sociais são sites em que o foco principal está em compartilhar conteúdo, como Google Pesquisa, Blogs, YouTube, e alguns outros. Portanto, podemos perceber que toda rede social é uma mídia social, mas nem toda mídia social é uma rede social. Entendeu? Se não, fique tranquilo que ao longo do artigo vamos explicar melhor! 

Qual a importância das Mídias Sociais?  

Como nunca antes, através das plataformas digitais, você manda uma mensagem que tem o potencial de atingir centenas ou até milhões de pessoas. Quer importância maior do que esta? Para uma marca, certamente isso tem grande impacto positivo quando usado da maneira correta.  

Saber para quê serve cada uma das mídias sociais, ajuda muito na hora de fazer o conteúdo certo para o seu negócio. A importância, portanto, está em saber usar da maneira mais efetiva possível e com conteúdos que deem visibilidade para sua empresa ou cliente.   

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Bom, agora que você já se cadastrou em alguma de nossas mídias sociais, vamos conhecer melhor cada uma:  

1. O Facebook 

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Por mais negativas que sejam algumas tendências, acreditando que o Facebook está vivendo os fins de seus dias, a rede social ainda está no topo. Em relatório financeiro apresentado pela própria empresa, no primeiro trimestre de 2020 o número de usuários subiu para 2,99 bilhões.  

O principal objetivo da empresa é “criar comunidades e aproximar indivíduos do mundo inteiro”, portanto, estreitar relacionamentos e garantir liberdade para usar as ferramentas conforme suas necessidades.  

Uma ótima oportunidade para empresas que precisam gerar mais engajamento com seus clientes.  

A ferramenta serve para promover o seu produto ou serviço, mas também, e principalmente, para engajar o seu público. Muitas empresas usam para enquetes, para mostrar notícias relacionadas ao seu negócio e até mesmo para abrir espaço para “debates” sobre assuntos.  

Outro grande destaque desta ferramenta é a facilidade em compartilhar links externos. Claro que em alguns casos o alcance não é tão alto porque você está “enviando” seu público para outra página (inclusive, isso rende conversa para outro tema do blog – Já se inscreveu para receber as notificações?), mas vale a pena usar essa opção, principalmente, em campanhas pagas.  

Portanto, seja para promover conteúdos de outros sites ou buscar mostrar uma novidade ao seu público, contando histórias e abusando de textos (sim, Facebook é bom para quem gosta de textão), BONS TEXTOS, com certeza o Facebook vai garantir um bom resultado para o seu negócio. 

2. O WhatsApp 

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Esta é uma ferramenta de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Dito isto, nem precisamos dizer que é uma das melhores redes sociais para usar com seus clientes.  

Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro, o aplicativo permite compartilhar conteúdos externos, mandar mensagens ou até mesmo mídias com seus contatos. O objetivo principal, portanto, é o relacionamento pessoal.  

Baixe a versão para empresas: WhatsApp Business. Assim, você tem várias opções exclusivas, como personalizar mensagens e incluir catálogos.  

Portanto, usá-lo como ferramenta para estreitar o relacionamento com seus clientes é, com certeza, uma ótima estratégia. Mas que tal ir mais longe e criar grupos para saber o que estão falando do seu produto ou serviço?  

Nesta rede social é importante ter cuidado para não ser “invasivo” e exagerar nos conteúdos. Mas se fazer lembrado ou até mesmo buscar promover campanhas mais específicas para clientes fieis, vai fazer você se destacar. Vai por nós! 

3. O Instagram 

Também uma rede social, o Instagram tem como principal objetivo o compartilhamento de fotos e vídeos. Portanto, o foco está em conteúdos visuais.  

Em junho, a empresa anunciou que bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.  

Opa! Tá aí uma ótima oportunidade para mostrar fotos e abusar nos stories, que atualmente é o meio de interação mais usado entre os usuários. Dessa forma, o público pode responder, reagir ou até mesmo repostar seus conteúdos.  

O legal da plataforma são as atualizações constantes. 

Sempre buscando garantir experiências e compartilhamentos entre as pessoas, os stories são cheios de figurinhas e recursos que nos permitem postar músicas, incluir gifs em fotos, fazer perguntas, e várias outras coisas. 

Então, se você quer contar um pouco mais para os seus clientes o que tem feito para melhorar a experiência de compra deles, ali é o lugar. Nossa dica é: não tenha medo de interagir usando os recursos de stories. 

4. Site 

Criar um site para a sua empresa ou cliente é, com certeza, muito necessário para o seu negócio. Além de credibilidade, você pode reunir todas as informações referente aos seus produtos ou serviços, em um só lugar.  

Por exemplo, você pode ter catálogos, fotos, história da empresa, depoimentos de clientes, botão direcionando para redes sociais, formulário para contato, e várias outras ferramentas. Tudo que seu cliente procura ou pode querer ver, está em um único lugar. Perfeito, né? 

Além de tudo, aumenta a credibilidade da sua marca.  

Outro grande destaque é a visibilidade para quem nem te conhece: através de pesquisas no Google. Mas claro que isso depende de boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Não sabe o que é isto? Logo traremos mais detalhes sobre isso e algumas dicas. 

5. Blog 

Engana-se quem acha que blog é só para blogueiros. Essa época já passou!  

Esta mídia social é usada como páginas de conteúdos informativos, sejam eles pessoais (como diários) ou como operadores de desejos e interesses de um público. Neste último caso usado por empresas.  

Aqui fica uma dica super importante: se você quer aumentar seus leads (pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço) de forma orgânica (sem pagar por isso), invista tempo produzindo conteúdos informativos para eles. Ou seja, tenha um blog que reúna todos os seus conteúdos falando sobre seus produtos, sobre a história da sua empresa, ou até mesmo notícias da área.  

Mas vale ressaltar que é importante ter uma boa redação, conteúdos bem claros e um título chamativo 

Esta ferramenta pode ser usada, inclusive, dentro de seu próprio site. Geralmente, as plataformas como WordPress Wix já contam com templates com esta opção.  

Quer sair na frente da sua concorrência? Tenha um blog!  

Negócios que usam da forma correta: postando contantemente (no mínimo – do mínimo – uma vez ao mês) e com assuntos que interessam ao seu cliente, alcançam um ótimo resultado. 

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E aí, o que achou do artigo? Se gostou, então comenta aqui qual destas mídias sociais você tem usado no seu negócio. Também deixe sugestões ou dúvidas, vamos ter o prazer de conversar com você!  

Todas as informações deste artigo foram baseadas em pesquisas e aplicações que dão certo com clientes GROWnd. No entanto, precisamos ressaltar que os algoritmos, principalmente, das redes sociais podem mudar a qualquer momento.  

Buscar sempre atualizar seus conhecimentos é a MELHOR DICA para quem deseja alcançar ótimos resultados com a internet. Por isso, se você deseja ficar por dentro das novidades destas e outras plataformas, nos acompanhe nas mídias sociais.  

No YouTube, atualizamos você com vídeos explicativos com mais detalhes como usar cada uma destas ferramentas. 

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